sábado, 21 de janeiro de 2012

Fidelidade!


Hoje vou contar uma história bem conhecida, mas que mesmo assim, como sempre, a bliblia nos traz palavras e histórias incriveis que nos ajudam a refletir, a falar e a mudar. E assim venho falar da fidelidade de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego.

Em Daniel 3 diz que o rei Nabucodonosor fez uma imagem de ouro à qual todos deveriam se prostrar e adorar ao soar toda sorte de música.

"... no momento em que ouvirdes o som da trombeta, do pífaro, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles e de toda sorte de música, vos prostrareis e adorareis a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor levantou."  Daniel 3.5

O rei Nabucodonosor decretou que aquele que não se prostrasse e adorasse aquela imagem, seria lançado na fornalha de fogo ardente. Assim então ao soar toda sorte de música, todos os povo se prostavam e adoravam a imagrem de ouro, mas alguns homens caldeus se chegaram e acusaram os judeus dizendo:

"Tu, ó rei, baixastes um decreto pelo qual todo homem que ouvisse ao som da trometa, do pífaro, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles e de toda sorte de música, se prostraria e  adoraria a imagem de ouro, e qualquer que não se prostrasse e não adorasse seria lançado na fornalha de fogo ardente. Há uns homens judeus, que tu constituíste sobre os negócios da província da Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti, a teus deuses não servem, e nem adoram a imagem de ouro que levantastes."    Daniel 3.10-12

Nabucodonosor ficou furioso e no mesmo instante chamou os três, e lhes perguntou se era verdade que eles não se prostavam e não adoravam a imagem de ouro que ele havia levantado, perguntando também se agora eles estariam dispostos a se prostrarem e adorarem diante da imagem de ouro, porém se não seriam lançado na fornalha de fogo ardente. E ainda disse:
                              "quem é o deus que vós poderá livrar das minha mãos?" Dn 3.15!

rsrs.. :D   Mas a fidelidade desses jovens para com o nosso Deus e verdadeira, sem temor do homem, apenas com temor a Deus, e respoderam:

"Ó Nabucodonosor, quanto a isto não necessitamos de te responder. Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, Ele nos livrará, da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos ó rei. Se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos aos teus deuses, nem adoraremos a imagrem de ouro que levantaste." Daniel 3.16-18!

E você, seria fiel assim, como estes tres jovens?
Confesso que fico maravilhada com a fidelidade deles para com Deus, e que levo essa história que aconteceu a tanto tempo para seguir o exemplo deles. Muitas vezes o homem tenta nos intimidar, os ímpios tentam fazer com que abandonemos o nosso maravilhoso Deus, mas se realmente cremos, se esperamos no Senhor, nada poderá nos separar, nos afastar dEle.

Então Nabucodonosor se enfureceu e ordenou que ascendessem a fornalha sete vezes mais do que de costume. E ordenou aos homens mais poderosos que extavam no seu exercito que lançassem aos tres jovens na fornalha. Ao lançarem os tres alguns homens morreram queimados pelas chamas de cima para dentro. Sadraque, Mesaque e Abede-Nego cairam dentro da fornalha. E rei nabucodonosor se assustou ao ver um quarto homem ali passeando com os jovens :) , e disse rapidamente: "não foram três  homens atados dentro do fogo?" ; responderam-lhe: "é verdade, ó rei".

E disse: "Eu, porém, vejo quatro homens passeando dentro do fogo, sem nenhum dano, e aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses." Daniel 3.25

Assim Nabucodonosor chamou o três jovens para fora da fornalha dizendo : "Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, sai e vinde, e eless entao sairam do meio do fogo."

Nem o fio de seus cabelos haviam sido atingido pelo fogo, sairam dali literalmente ilesos, sem nem se quer uma faisca.
"Decretou Nabucodonosor que qualquer que disse blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego será despedaçado, e as suas casas seram feitas em monturo, porque não há outro deus que possa livras como este" Daniel 3.29

Se também formos como estes tres jovens, Deus assim também será conosco, que não apenas tenhamos fé, mas que possamos sempre ser fiel ao nosso Deus Todo-Poderoso.

Fiquem na paz do nosso Senhor.



Assim procedei no temor do Senhor, com fidelidade e com coração perfeito!  Crônicas 19.9  :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário